Prefeito de segunda maior cidade do Pará deixa o MDB em revés para Helder
O prefeito de Ananindeua, segunda maior cidade do Pará, Doutor Daniel, decidiu trocar o MDB pelo PSB. Com isso, o governador Helder Barbalho (MDB) perde um de seus principais aliados no estado.
Daniel disputará a reeleição neste ano e é mencionado como possível concorrente para o governo do Pará em 2026, contra um candidato apoiado pelo governador, que não poderá tentar novo mandato.
Ele foi eleito em 2020 com 67% dos votos e apoio de Helder. “Respeito o trabalho do governador Helder, agradeço ao presidente do MDB no estado, Jader Filho, pela colaboração de sempre, e, agora no PSB, reafirmo meu compromisso com a continuidade do nosso trabalho em Ananindeua e a abertura permanente ao diálogo”, disse o prefeito ao Painel.
Nos bastidores, aliados de Daniel relatam um processo de gradual distanciamento com o governador.
Eles reclamam que Helder passou a retaliar o prefeito nas últimas semanas após Daniel não aceitar um acordo para indicar seu vice na chapa.
Entre os pontos apontados por pessoas próximas ao prefeito estão a exoneração de diretores de escolas estaduais na cidade e pedidos do governador para aliados deixarem a gestão municipal e ensaiar apoio a outro pré-candidato.
Deputada federal mais bem votada do Pará, Alessandra Haber, mulher de Daniel, por enquanto continuará no MDB.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Folha de São Paulo