Princesa de Dubai que ‘declarou’ divórcio no Instagram é herdeira de império de hotéis de luxo e aviação; conheça
Filha do governante recorreu ao ‘triplo talaq’ para ‘avisar’ marido sobre a separação
Filha do primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Sheikha Mahra Bint Mohammed Bin Rashid Al Maktoum é herdeira de uma das famílias mais ricas do Oriente Médio. Mahra é uma entre os 26 filhos do xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a quem a imprensa internacional atribui a “transformação” de Dubai num destino turístico de luxo e polo global de investimento.
Não há dados exatos sobre a fortuna do clã, mas estimativas publicadas pela mídia internacional no ano passado apontaram que poderia ser de cerca de US$ 18 bilhões (R$ 98 bilhões, na cotação atual).
O pai de Mahra, atual governante de Dubai, é tido como um dos principais investidores do mundo no ramo imobiliário.
Entre suas empresas (estatais, mas efetivamente sob controle do clã), estão a companhia aérea Emirates (chefiada por um de seus filhos, Ahmed), a empresa de logística DP World e a rede de hotéis de luxo Jumeirah Group. Ele também é reconhecido como a “mente por trás” do projeto urbanístico de Palm Islands, em Dubai, e do icônico hotel Burj Al Arab, de 321 metros de altura.
A família investe, ainda, em cavalos para corrida e gere fundos de investimento.
Mahra deu à luz a primeira filha em maio. Conhecida por apoiar designers locais, ela passou de meio milhão de seguidores no Instagram desde que “declarou o divórcio”. Nas redes sociais, a princesa costuma compartilhar sua presença em eventos, compromissos oficiais e momentos luxuosos de lazer. Ela já mostrou que é formada em Relações Internacionais em Londres, apaixonada por cavalos e exibiu detalhes de seu casamento, agora desfeito.
Mahra recebeu uma onda de solidariedade nas redes sociais depois que “avisou” o então marido pelas redes sociais que queria se separar dele. Num post em sua conta oficial no Instagram, a princesa reembalou um antigo “recurso” machista para anunciar a decisão: ela “declarou o divórcio” por meio de uma prática islâmica conhecida como “triplo talaq”.
Proibida em muitos países, segundo a BBC, essa tradição permitia que os homens se divorciassem rapidamente das mulheres dizendo “Eu me divorcio de você” três vezes.
Na postagem, Mahra alegou que tomou a decisão já que o (agora) ex — Mana Al Maktoum — estava “ocupado com outras companhias”.
“Querido marido, como você está ocupado com outras companhias, eu declaro o nosso divórcio. Eu me divorcio de você, eu me divorcio de você, eu me Divorcio de você”, diz o recado, que ela assina como “sua ex-mulher”.
Internautas interpretaram o post como a exposição de uma traição e foram às redes sociais de Mana para questioná-lo. “É tradição no seu país ser desleal à mulher?”, escreveu um usuário do Instagram. “Caiu a casa, paizão”, disse outro, em português. “Nós nos divorciamos de você”, escreveu um terceiro, em apoio a Mahra.
Mana e as autoridades do país não se manifestaram sobre a postagem da princesa.
O casamento de Mana e Mahra foi realizado em 2023 e contou com um bolo gigante, entre outras extravagâncias. Eles passaram a lua-de-mel na Grécia.
Em maio deste ano, o casal teve a primeira filha e posou com a menina no hospital.