Economia

quando avião pode ser abatido?

Esse tipo de ocorrência chega a ser considerada uma das situações em que uma espécie de “pena de morte” é permitida no Brasil. Como agravante, não há um julgamento formal prévio, mas, sim, uma decisão tomada para evitar um risco ou danos em potencial ocorram.

E no cenário internacional?

Imagens do que seria um caça russo Su-27 afastando um F-15 da Otan de um bombardeiro Tu-22M em espaço aéreo internacional
Imagens do que seria um caça russo Su-27 afastando um F-15 da Otan de um bombardeiro Tu-22M em espaço aéreo internacional Imagem: Reprodução

No caso do caça russo realizando uma manobra ostensiva sobre um outro caça, mas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a situação é diferente da relatada. Embora em águas internacionais, se uma aeronave se aproximar demais de um possível alvo, o país pode decidir por atacar aquele avião.

A escolta, como vista no vídeo, pode ter o objetivo de monitorar o destino do avião de outro país, por exemplo. Caso ele entre em espaço aéreo de outro país, podem ser realizadas diversas manobras e tentativas para dissuadi-lo daquele ato, até mesmo, podendo resultar no abate.

Essa questão, entretanto, é muito mais complexa, pois aviões militares representam seus países geralmente, e um ataque pode representar um incidente diplomático grave.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo