Economia

Quanto dá para ganhar ao investir R$ 5.000 todo ano nessas 18 ações

Caixa Seguridade (CXSE3)

A Caixa Seguridade (CXSE3) integra o setor de seguros, que é perene, e vem entregando fortes resultados operacionais e alta rentabilidade. Sergio Biz, analista focado em dividendos e sócio do GuiaInvest, diz que a companhia tem ampla capilaridade em todo o Brasil e costuma distribuir cerca de 80% do seu lucro (payout) na forma de proventos. “Seus contratos longos (até 2050) oferecem uma boa previsibilidade de geração de receitas”, afirma.

Enquanto os juros permanecem elevados, a companhia se beneficia por conta de um resultado financeiro maior. O analista projeta um dividend yield de 9,2% para CXSE3 em 2024.

Em 2024, ela está pagando seus acionistas a cada trimestre. No passado, o pagamento era semestral, diz Bruno Oliveira, analista da plataforma AGF. Ele enxerga essa mudança com bons olhos, já que não atrapalha as operações da empresa, mas valoriza o pequeno acionista pelo aumento de previsibilidade na renda passiva. Ele projeta um dividend yield de 8,1% para CXSE3 em 2024. O preço-teto de compra para garantir pelo menos 6% de dividendos é de R$19,58.

Já entre os pontos de atenção, Oliveira destaca a forte exposição da Caixa Seguridade ao segmento imobiliário, que de tempos em tempos é alvo de movimentos especulativos no Brasil. “Vemos alguns planejamentos do Minha Casa, Minha Vida, que podem ficar expostos a aumento de preço de forma descabida ou concessão para os clientes acima do saudável”, afirma Oliveira.

Cemig (CMIG4)

A Cemig atua com distribuição de energia elétrica em Minas Gerais, além de estar presente no segmento de geração, transmissão e fornecimento de gás.
Sua operação é atrativa e o endividamento está em queda, o que é favorável diante de juros elevados, diz Biz.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo