Economia

Quem aposta em alta do dólar e fracasso do real vai quebrar

Em 2008, quem não lembra a quantidade de empresa que quebrou? Quem não lembra da Sadia? As pessoas achavam que iam ganhar dinheiro no fortalecimento do dólar e fracasso do real quebraram a cara, e vão quebrar outra vez.
presidente Lula, sobre a alta do dólar

O dólar tem sofrido uma alta expressiva desde a primeira semana de abril, quando operava na faixa dos R$ 5. No início da tarde de hoje, enquanto Lula falava em um evento no Palácio Itamaraty, a moeda estava em R$ 5,53.

O comentário que deixou os investidores mais nervosos tratava da necessidade de reduzir os gastos do governo no orçamento. “O problema não é que tem que cortar. O problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão”, disse o presidente ao UOL na quarta-feira.

Lula tem falado com frequência sobre o assunto. Em contraposição à equipe econômica, o presidente tem refutado tentativas de cortes de gastos por avaliar que isso impacta diretamente nos programas sociais, marca do governo.

Haddad: encarar pressões, pensando no social

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um discurso apaziguador, tentando conciliar as divergências. Disse reconhecer a necessidade no corte de gastos, mas afirmou que é preciso pensar na parte social, como sempre pondera o presidente.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo