Esporte

Quem é Diogo Costa, herói de Portugal na Euro

Nesta segunda-feira (1), Portugal se classificou nos pênaltis diante da Eslovênia e garantiu vaga às quartas da Eurocopa. O grande nome da classificação foi o goleiro Diogo Costa, ao defender três pênaltis. 

Aos 24 anos, o goleiro de 1,84 m defendeu as cobranças de Ilicic, Balkovec e Verbic. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva garantiram o 3 a 0 na disputa de pênaltis. Ele se tornou o primeiro goleiro a defender três pênaltis em Eurocopas.

“Estou muito feliz por ajudar a equipe, é o que mais me importa”, disse o jogador.

Na competição, o jovem goleiro tem 4 jogos, 6 defesas e 3 gols sofridos. Pelo Porto, na temporada 2023/24, são 45 jogos, 38 gols sofridos, 90 defesas, 70% das bolas defendidas e 15 jogos sem sofrer gols, segundo dados do Sofascore.

 

Cria do Porto

Nascido na Suíça e filho de portugueses, Diogo Costa é cria do Porto. Fez parte das seleções de base do sub-16 até o sub-21 de Portugal. Em 2019, estreou como titular no profissional.

Na temporada 2021/22, o jovem goleiro assumiu a titularidade da equipe, quando foi campeão português. O “guarda-redes” tem contrato com o Porto até a metade de 2027. Segundo dados do transfermarkt, site especializado em mercado da bola, Diogo tem valor de mercado avaliado em 40 milhões de euros (aproximadamente R$ 243 milhões).

Diogo Costa já foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Português por 3 vezes.

Na Seleção

Diogo estreou na Seleção principal diante do Catar, em jogo amistoso, em 9/10/2021. Portugal venceu por 3 a 0 e Diogo não foi vazado.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas




CNN Esporte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo