Economia

Quem são os membros do Conselho da Petrobras

Bruno Moretti (conselheiro) – Indicado pelo governo Lula: Moretti é formado em economia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), possui mestrado em Economia da Indústria pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutorado em Sociologia pela UnB (Universidade de Brasília).

Hoje é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Iniciou sua carreira como Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, em 2004, e ocupou outros cargos públicos, como diretor da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos e assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. Hoje é secretário Especial de Análise Governamental da Presidência da República e Conselheiro de Administração da Petrobras.

Francisco Petros (conselheiro) – Indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias: Petros é advogado pela Universidade Mackenzie, especializado na área de governança corporativa, compliance e investigações forenses. Também é formado em ciências econômicas pela PUC de São Paulo, pós-graduado em finanças (MBA) pelo IBMEC (Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais). Participou de inúmeros cursos no Brasil e no exterior nas áreas de governança corporativa, compliance, investigações internas (forenses), acordos criminais e civis em diversas jurisdições e regulação de mercados.

Atuou durante 25 anos na área de mercado de capitais, com posições de diretor e CEO de grandes empresas. Foi Conselheiro de Administração de empresas brasileiras de grande porte como BRF (2017-2020), Petrobras (2015-2019) e BR Distribuidora (2015-2016).

José João Abdalla Filho (conselheiro) – Indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias: Abdalla Filho é um dos maiores investidores individuais de longo prazo da B3, com valores superiores a R$ 20 bilhões, com foco nos segmentos de Óleo e Gás, Energia e Mineração. Juca Abdalla, como é conhecido, foi conselheiro suplente na Cemig e na CEG. Atualmente é Conselheiro de Administração e Membro do Comitê de Investimentos da Petrobras.

Marcelo Gasparino da Silva (conselheiro) – Indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias: Silva atua como Conselheiro de Administração independente há 12 anos em companhias abertas. É vice-presidente do Conselho de Administração da Vale, e membro dos conselhos do Banco do Brasil e da Eletrobras. Já foi conselheiro de empresas como Eternit, Usiminas, Cemig e Casan

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo