Economia

Salário mínimo 2025 tem previsão? Veja proposta de novo valor

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou a proposta de R$ 1.502. Também em abril, ele concedeu uma entrevista ao programa “Estúdio i”, da GloboNews, e reiterou a proposta presente no projeto da LDO.

O novo valor pode mudar até o ano que vem, levando em consideração a nova regra de correção do salário mínimo. A nova regra faz com que o valor do salário mínimo seja corrigido pela inflação do ano anterior, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), somada à variação positiva do PIB de dois anos atrás.

Aumento do salário mínimo muda outros benefícios. O piso nacional serve de referência para aposentadorias, auxílios e demais benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo. Também influencia o abono salarial PIS/Pasep e o cálculo das contribuições previdenciárias de autônomos, MEIs, donas de casa de baixa renda e estudantes.

Política de valorização do salário mínimo

A nova regra foi uma das principais promessas de campanha de Lula e visa melhorar o poder de compra das famílias. Desde 2019, não existia mais uma lei que determinasse reajustes acima da inflação, e se essa política não tivesse sido interrompida, o salário mínimo estimado estaria muito abaixo do valor atual.

A valorização acima da inflação havia sido abandonada no governo Bolsonaro. De 2011 a 2019, o salário mínimo foi corrigido com base no INPC do ano anterior e na variação do PIB de dois anos atrás. A política estabelecida durante o governo Dilma Rousseff (PT) foi interrompida em 2020, sob a justificativa de que o impacto nas contas públicas seria considerável.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo