Política

São Paulo reinventa sabores

Reportagem do UOL buscou esclarecer por que São Paulo vem sofrendo cada vez mais com inundações, falta de luz e quedas de árvores (e, infelizmente, algumas mortes) a cada chuva intensa, como aconteceu no último verão.

A matéria identifica que o clima se transformou graças ao aquecimento global e à hiperurbanização.

Segundo César Soares, meteorologista da rede Climatempo, a quantidade de dias com tempestade com enxurradas consideradas extremas e de “grande perigo” dobrou nas últimas duas décadas na comparação com 20 anos atrás.

Para tentar evitar ou minimizar consequências maiores, uma das iniciativas são os alertas da Defesa Civil, agora enviados diretamente aos celulares dos paulistanos. Foram 14 desde dezembro.

Também houve o novo ciclo do PPCV (Plano Preventivo de Chuvas de Verão), da prefeitura de São Paulo. O plano durou até março deste ano. A estratégia reunia 13 órgãos municipais e incluía ações como limpeza de bueiros, poda de árvores, construção de reservatórios e monitoramento de encostas com sensores, drones e câmeras.

Outra frente de atuação é o PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos). Lançado em junho do ano passado, que prevê obras em áreas vulneráveis e o monitoramento contínuo de encostas com apoio da Universidade de São Paulo (USP).




UOL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo