Saúde de Goiás alerta para aumento dos casos de Covid e diarreia aguda
As unidades de saúde do Estado e dos municípios têm registrado aumento dos casos de Covid-19 e diarreia aguda, o que levou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a fazer alerta à população sobre os cuidados necessários com as duas enfermidades. A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, enfatizou em entrevista ao Jornal Brasil Central de sábado (24), que, em relação Covid, se houver sintomas, o melhor é fazer teste nos postos de testagem e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e procurar ajuda médica.
Conforme a superintendente, as medidas principais para evitar a Covid é manter as vacinas sempre em dia, principalmente por pessoas dos grupos de risco como crianças, idosos, gestantes e imunodeprimidos. “Para esses grupos recomendamos também evitar locais com grande aglomeração de pessoas, espaços com pouca ventilação, manter sempre as mãos higienizadas e evitar contatos com pessoas que apresentam sintomas gripais”, afirmou. Em Goiânia, estão em funcionamento 21 locais para testes de Covid, em tendas e UPAs.
Diarreia aguda
A capital e outras 15 cidades goianas já têm registros de diarreia aguda, enfermidade que tem trazido preocupação e transtornos para a população. O médico pediatra Pedro Coneliane, do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), explica que a contaminação ocorre principalmente pelo contato com pessoas contaminadas e ingestão de alimentos e água contaminados. Além disso, a higiene pessoal e da moradia também são fundamentais para prevenir o problema.
O médico alerta os pais para os cuidados com as crianças, que têm sido as principais vítimas da diarreia aguda. “Na troca de fraldas, é preciso muito cuidado com higienização das mãos antes e depois do processo, descartar as fraldas usadas em local adequado e garantir boa hidratação, mesmo que as crianças tenham dificuldade em ingerir água e líquidos”, asseverou Pedro Coneliane em entrevista ao Jornal Brasil Central de sábado (24).
ABC Digital