Saúde

SBP lança cartilha com marcos do desenvolvimento infantil; entenda

Com o intuito de auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento em bebês e crianças, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta segunda-feira, 26, a “Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos”, um material que aponta os principais marcos por faixa etária e que pode ajudar pais e cuidadores no acompanhamento de progressos nas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de linguagem. 

Os profissionais da entidade argumentam que os cinco primeiros anos de vida são essenciais para um neurodesenvolvimento pleno e, nessa fase, o comportamento verificado pela criança oferece pistas importantes sobre a saúde. Por isso, a cartilha pretende ser um instrumento didático para que os pais possam observar os comportamentos de seus filhos e comparar com o que já é esperado para cada idade. Assim, os responsáveis podem conversar com o pediatra e receber eventuais orientações necessárias durante as consultas. 

“Espera-se que o material seja útil para profissionais da área da saúde, bem como familiares que desejam acompanhar as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e crianças. A detecção de algum atraso permite instituir o mais rápido possível ações e intervenções adequadas”, afirma Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, em comunicado à imprensa. 

O conteúdo foi elaborado a partir das traduções do programa “Act Early” ou “Aja Cedo”, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Com 28 páginas, ele se divide em 12 seções representativas das diferentes faixas etárias da criança: aos 2, 4, 6, 9,12, 15 e 18 meses, além de 2 anos, 30 meses, 3, 4 e 5 anos.

Cada idade possui características de desenvolvimento específicas, que são apresentadas na cartilha como marcos sociais/emocionais; marcos de linguagem/comunicação; marcos cognitivos (aprender, pensar resolver problemas) e marcos de movimento/desenvolvimento físico.

Marcos do desenvolvimento infantil

2 meses

  • Emite sons diferentes ao chorar
  • Mantém a cabeça erguida quando está de bruços
  • Move os dois braços e as duas pernas
  • Observa você enquanto você se move
  • Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo
  • Olha para seu rosto

4 meses

  • Faz sons quando falam com ele
  • Leva as mãos à boca
  • Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira
  • Mantém a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado
  • Traz as mãos para a boca
  • Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo

6 meses

  • Coloca coisas na boca para explorá-las
  • Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida
  • Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado
  • Dá risadas
  • Sopra saliva, coloca a língua para fora e sopra

9 meses – Idade recomendada para fazer uma triagem de desenvolvimento

  • Consegue sentar sozinho
  • Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso
  • Olha quando você o chama pelo nome
  • Levanta os braços para ser pego
  • Move as coisas de uma mão para a outra
  • Senta-se sem suporte

1 ano

  • Acena tchau
  • Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial
  • Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você diz isso)
  • Caminha, segurando nos móveis
  • Bebe de um copo sem tampa, enquanto outra pessoa o segura
  • Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida

15 meses

  • Dá alguns passos por conta própria
  • Bate palmas quando animado
  • Mostra afeto (abraços ou beijos)
  • Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro
  • Olha para um objeto familiar quando você o nomeia
  • Aponta para pedir algo ou para obter ajuda

18 meses – idade recomendada para uma triagem geral do desenvolvimento e triagem de autismo

  • Consegue rabiscar
  • Aponta para mostrar algo interessante
  • Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé
  • Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada
  • Tenta usar uma colher
  • Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo

2 anos – também recomendada para triagem de desenvolvimento e autismo

  • Diz, pelo menos, duas palavras juntas, como “mais leite”
  • Nota quando os outros estão magoados ou chateados
  • Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar
  • Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça
  • Chuta uma bola
  • Corre

30 meses – idade recomendada para fazer triagem geral de desenvolvimento 

  • Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós
  • Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo
  • Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta”
  • Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou abrir tampas
  • Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta

3 anos de idade

  • Veste algumas roupas sozinho
  • Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo na creche
  • Observa outras crianças e se junta a elas para brincar
  • Diz o primeiro nome, quando perguntado
  • Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes

4 anos

  • Fala sobre, pelo menos, uma coisa que aconteceu durante o dia
  • Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro)
  • Conforta os outros que estão feridos ou tristes
  • Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no punho)
  • Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground)
  • Nomeia algumas cores de objetos

5 anos

  • Escreve algumas letras do próprio nome
  • Conta até 10
  • Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”,“amanhã”, “manhã” ou “noite”
  • Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças
  • Canta, dança ou atua para você
  • Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer

Veja

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo