Entretenimento

‘Se sentir acolhida e segura’


Virginia Fonseca (25) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao relembrar um detalhe marcante de sua primeira gestação: segundo ela, ficou “muito bipolar” durante a gravidez. A declaração, feita em tom de brincadeira, levantou uma preocupação entre futuras mamães.

Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Dra. Ana Paula Fonseca esclarece o que acontece no corpo da mulher durante esse período de profundas transformações hormonais. “Sim, isso é super comum, especialmente no início da gravidez”, afirma.

“O que muitas mulheres sentem, e que a Virginia descreveu como ‘bipolaridade’, na verdade são oscilações de humor causadas pelas intensas mudanças hormonais que acontecem no corpo da gestante”, acrescenta.

Segundo a especialista, a explicação está nas substâncias que disparam com a gestação: “O aumento de hormônios como estrogênio e progesterona pode deixar a mulher mais sensível, irritada, chorosa ou até mesmo eufórica em certos momentos.”

“É como uma montanha-russa emocional, e tudo isso faz parte do processo de adaptação do corpo à gestação”, completa.

Mas como lidar com essas variações de humor sem culpa ou medo? “A primeira coisa é entender que essas mudanças são normais e temporárias. Ter apoio emocional é essencial: conversar com o parceiro, amigos ou familiares ajuda muito”, aconselha a ginecologista.

Além do suporte emocional, ela destaca cuidados simples que fazem toda a diferença no bem-estar da gestante: “Fazer atividades que tragam bem-estar, como caminhadas leves, atividades ao ar livre, se conectar com Deus, ouvir música, e claro, manter o acompanhamento pré-natal em dia”.

E para casos em que os sintomas se tornam mais intensos, a médica alerta: “Se essas oscilações estiverem atrapalhando o dia a dia da mulher, é fundamental conversar com o obstetra, que pode orientar ou até encaminhar para um acompanhamento psicológico, se necessário”.

“O mais importante é que a gestante se sinta acolhida e segura durante toda essa fase”, finaliza a Dra. Ana Paula após explicar caso da apresentadora do SBT.




Caras

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo