Notícias

Senai e Alemanha vão oferecer cursos em hidrogênio verde – 29/02/2024 – Mercado

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) vai inaugurar nesta quinta-feira (29) seu primeiro centro para formação profissional em hidrogênio verde, em Natal. O projeto faz parte de um acordo com a GIZ, a agência alemã de cooperação internacional.

Segundo Rodrigo Diniz, diretor do Senai-RN, serão oferecidos novos cursos técnicos voltados para áreas como armazenamento de hidrogênio, conversão de energia renovável em hidrogênio e utilização de hidrogênio em combustível veicular.

A instituição também irá incrementar a grade de outros cursos conhecidos, como o de técnico em eletrotécnica, com objetivo de preparar os alunos para atuação em plantas de hidrogênio.

A iniciativa é liderada pelo Rio Grande do Norte, com a infraestrutura instalada no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do Senai-RN. A tecnologia, no entanto, será replicada em laboratórios da rede em São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Paraná e Bahia.

O objetivo, de acordo com a entidade, é preparar novos profissionais para atividades de transição energética em setores como transporte e siderurgia. O hidrogênio verde é um combustível limpo produzido a partir de eletricidade renovável.

Diniz afirma que um técnico empregado no setor de energia limpa pode ter um salário quatro vezes maior do que a média do cargo na indústria convencional, que, segundo ele, gira em torno de R$ 2.500.

“Por ser um produto novo, de atividade nova que certamente terá poucos profissionais habilitados no princípio, acredito que essa remuneração será bem atrativa”, diz Diniz.

A implementação dos laboratórios e o treinamento das equipes nos seis estados receberam investimento de 2,6 milhões de euros (R$ 14 milhões). Os recursos fazem parte do projeto H2Brasil, da GIZ e do Ministério de Minas e Energia.

Matéria: UOL Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo