Política

Seripieri Filho agradece a Lula após compra da Amil

O empresário José Seripieri Filho (foto), fundador da Qualicorp, agradeceu ao presidente Lula após comprar a operadora de planos de saúde Amil, uma das maiores do país. O amigo do petista adquiriu a rede da UnitedHealth Group por R$ 11 bilhões.

Junior, como é conhecido, agradeceu também ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, contratado para buscar um comprador para a Amil. Ele disse à Folha que Esteves “teve uma participação incrivelmente profissional”.

“E um especial agradecimento ao presidente Lula, meu eterno inspirador”, acrescentou o empresário.

Questionado se Lula ajudou no negócio, Seripieri disse que o petista contribuiu somente com “inspiração” e “resiliência”.

A compra da Amil por Seripieri Filho representa o maior acordo de fusão e aquisição já realizado entre uma empresa e uma pessoa física no Brasil. O empresário será dono sozinho de toda a Amil.

Assessorado pelo banco de investimentos BR Partners e pelos escritórios de advocacia Bichara Advogados e Spinelli Advogados, Seripieri Filho venceu o empresário Nelson Tanure e a casa de investimentos Bain Capital pelo controle da Amil.

Quem é José Seripieri Filho?

Especialista no ramo de planos de saúde, o empresário chegou a ser preso em 2020 no âmbito da Operação Lava Jato suspeito de envolvimento em esquema de caixa 2 nas eleições de 2014 pela campanha do tucano José Serra (PSDB) ao Senado.

O mandado de prisão era temporário e durou apenas entre 21 e 24 de julho daquele ano.

Seripieri Filho é amigo pessoal de Lula. Foi ele quem emprestou o jatinho que levou Lula à COP27, no Egito, em novembro de 2022.

Amigo do petista há anos, Seripieri promoveu em 2022 diversos encontros e jantares reservados entre Lula e outros nomes do empresariado. No período eleitoral, ele também fez doações generosas à campanha petista.

Leia também:

Amigo de Lula, fundador da Qualicorp foi campeão de doações ao PT

Matéria: O Antagonista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo