Swile e Flash vão ao Cade por práticas anticompetitivas de rivais
As startups do setor de benefícios Swile e Flash entraram com uma denúncia formal no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra as concorrentes Alelo, Pluxee (ex-Sodexo), Ticket e VR, com a alegação de práticas anticompetitivas no mercado de vales-alimentação e refeição. A denúncia aponta que as empresas incumbentes, que detêm mais de 80% do mercado, estão prejudicando a concorrência por meio da concessão de descontos excessivos, ou “rebates”, para ganhar contratos com empresas cadastradas no PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador).
O órgão deu prosseguimento ao inquérito e solicitou, nas últimas semanas, o envio de informações, como os principais contratos firmados, para as empresas líderes deste mercado.
A Flash e a Swile apontam na denúncia que têm evidências de que suas principais concorrentes continuam praticando o “rebate”, que acontece quando fornecedores de benefícios para trabalhadores oferecem descontos ou “cashbacks” sobre o valor total de um contrato de prestação de serviços a uma empresa participante do PAT. A prática foi proibida em decretos de 2021 e 2023 e pela Lei 14.442/2022.
Matéria: UOL Economia