Todos a Bordo: Documento mostra problemas em itens não ligados ao voo em avião da Voepass
Um dos freios em falta não seria um problema grave na aeronave, e não afetaria a segurança de operação em um primeiro momento. Mas, para isso, o avião teria de operar com algumas restrições.
Entre elas, por exemplo, a aeronave não poderia estar com o sistema antiderrapagem inoperante. Ele evita que as rodas do avião parem de rodar bruscamente e façam a aeronave deslizar sobre o asfalto. Essa tecnologia passou a ser usada posteriormente em carros, como o sistema de freios ABS.
Outra restrição seria a aplicação de “penalidades” para a operação. Um exemplo é o tamanho da pista de pouso: Se o avião consegue pousar, hipoteticamente, em 900 metros de pista, como estará com um freio inoperante, precisaria de uma distância maior para parar totalmente. Se o aeroporto de destino não cumpre com essas exigências ocasionais, a aeronave não poderá operar ali.
Outros problemas na cabine
Na cabine de comando, alguns itens também estavam com problemas. Um deles é o Indicador Eletrônico de Situação Horizontal, instrumento que mostra informações sobre a navegação.
Esse instrumento, entretanto, não é obrigatório e nem indispensável para o voo.
Matéria: UOL Economia