Tecnologia

Touchpad parou de funcionar? Veja como consertar

O touchpad é um dispositivo integrado na maioria dos notebooks. Ele serve como substituto do mouse tradicional, permitindo que os usuários controlem o cursor na tela movendo os dedos sobre a sua superfície.

Se você depende principalmente do touchpad para utilizar as funções do computador, descobrir que ele não está funcionando pode ser uma fonte de estresse. E já que existem vários motivos comuns pelos quais um touchpad pode não estar funcionando, experimente estas dicas para que seu notebook volte a funcionar.

Leia também:

Touchpad parou de funcionar? Veja como consertar

Quando você percebe que o touchpad não está funcionando, é comum que usuários entrem em pânico e procurem soluções exclusivamente para o touchpad. Mas antes disso, é conveniente verificar se o computador inteiro não está travado. Sempre existe a possibilidade de que o computador tenha travado de tal forma que nada esteja funcionando, inclusive o teclado e o touchpad.

Nesse caso, force o computador a reiniciar, pressionando e segurando o botão liga/desliga até que a tela seja reiniciada e, quando ele reiniciar, o touchpad provavelmente voltará ao normal.

Caso o problema realmente seja touchpad, não se preocupe, as soluções para esse problema geralmente são bastante simples. A maioria das dicas abaixo é voltada para o Windows, mas quem usa Mac, Chromebook ou outro tipo de notebook também pode usar algumas delas.

Verifique se o touchpad não foi desativado pela tecla de função

Pessoa usando o teclado via Glenn Carstens-Peters/Unsplash

Muitos notebooks incluem uma combinação de teclas de função (Fn) que ativa e desativa o touchpad. Assim, pode ser fácil desativar o touchpad por acidente, especialmente se você estiver tentando acessar uma combinação de teclas de função próxima. 

A tecla varia entre modelos de notebook, procure pelo ícone de touchpad na linha de teclas de função do teclado (F1, F2, F3…). Vale ressaltar que nem todo teclado oferece essa opção, mas se você a encontrar, tente ativar o touchpad novamente pressionando a tecla função (Fn) + essa tecla.

Verifique se outro acessório desativou o touchpad

Alguns notebooks têm um recurso que desativa automaticamente o touchpad quando você conecta um mouse externo, e esse pode ser o motivo pelo qual o touchpad parou de funcionar.

Para ter certeza de que este é o caso, desconecte todos os dispositivos USB que possam estar afetando o touchpad, também desative o Bluetooth para desconectar os acessórios sem fio. Dependendo do modelo do seu computador, talvez seja possível ajustar essa configuração para manter o touchpad funcionando mesmo com um mouse conectado.

Habilite o touchpad nas configurações

Configurações de touchpad no Windows/Olhar Digital
Configurações de touchpad no Windows/Olhar Digital

É possível que o touchpad tenha sido desativado nas configurações. Para verificar isso no Windows, clique em “Iniciar” e, em seguida, em “Configurações”. Clique em “Bluetooth e dispositivos” e, em seguida, em “Touchpad”. Aqui, certifique-se de que o controle deslizante Touchpad esteja ativado.

Como mencionado no último item, há também uma caixa abaixo dela chamada “Deixar o touchpad ativado quando um mouse estiver conectado”. Ative essa opção se quiser que o touchpad permaneça ativo o tempo todo. Enquanto estiver aqui, dê uma olhada nas outras opções do touchpad para garantir que a entrada do mouse se comporte como esperado.

Certifique-se de que o touchpad ou suas mãos não estão sujos

O touchpad tem uma superfície sensível ao toque, ou seja, ele detecta cargas elétricas das pontas de seus dedos quando você o toca. Assim como na tela de um smartphone, sujeira, principalmente gordura, na superfície do touchpad ou nos dedos pode impedir que a superfície detecte os movimentos.

Assim, use uma flanela com álcool para limpar o touchpad ou lave e seque bem as mãos antes de continuar a usar o computador.

Verifique a carga da bateria

Notebook com mouse externo via Stefan Stefancik/Unsplash
Notebook com mouse externo via Stefan Stefancik/Unsplash

Se a bateria do notebook estiver fraca ou perto de descarregar, o touchpad pode não funcionar corretamente. Em alguns casos, conectar o computador a uma fonte de energia pode resolver os problemas do touchpad.

Atualize os drivers do seu notebook

A atualização regular dos drivers é recomendada para manter o bom funcionamento do notebook. Então, se o problema não for um simples caso de configurações incorretas, pode haver algo errado com os drivers do touchpad.

Em um notebook com Windows, use a função de pesquisar na barra de taradas e digite “gerenciador de dispositivos”. Clique em “Gerenciador de Dispositivos” quando a opção aparecer nos resultados da pesquisa. Na janela que abrir, expanda “Mouse e outros dispositivos apontadores”, e clique com o botão direito do mouse na entrada do touchpad. Então, clique em “Atualizar driver”.

As dicas acima devem corrigir a maioria dos problemas do touchpad. Caso ele ainda não esteja funcionando, é provável que você tenha um problema de hardware. Talvez um cabo esteja danificado ou o touchpad esteja desgastado. Nesses casos, você deve levar o computador para assistência e obter uma opinião profissional – ou simplesmente começar a usar um mouse externo.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo