vale investir nas 5 empresas que mais pagam dividendos?
Entre as vantagens de investir na mineradora, o retorno em proventos deve ser superior à Selic no ano, que deve terminar em 9%. Max Bohm, estrategista de ações da Nomos, acredita que o DY deve ser de 11%, e as ações VALE3 podem chegar a R$ 80 nos próximos 12 meses.”É a possibilidade de ganhar dois dígitos de dividendos investindo em uma ação”, destaca.
A VG Research, espera um DY de 10%. Luan Alves, analista chefe da casa de análise, diz que ela tem baixa necessidade de investimentos e endividamento controlado.Também é uma receita exposta ao dólar, que protege o investimento da desvalorização do real. “A companhia tem protagonismo internacional em um setor muito relevante para a economia global e chinesa”, defende Alves.
Já entre os riscos, está a necessidade maior de provisões diante das multas pelos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho. Mudanças sensíveis no preço do minério também poderiam comprometer a geração de caixa da Vale, assim como a desaceleração econômica e uma possível recessão na China.
Itaúsa (ITSA4)
Como o Itaú, que representa boa parte dos dividendos da Itaúsa, acabou fazendo uma distribuição elevada. A holding também remunerou bem os seus acionistas no 1° trimestre, explica Renato Chanes, analista da Ágora Investimentos, que espera um DY de 7%, com potencial das ações valorizarem até R$ 13,70 no final de 2024 (preço-alvo).
Para os próximos 12 meses, Chanes acredita que a Itaúsa mantenha a estratégia de repassar todos os dividendos recebidos do Itaú. Os proventos das empresas não financeiras devem ser utilizados para pagar despesas da holding. Além do Itaú, a Itaúsa tem no seu portfólio companhias como Alpargatas, Dexco, CCR e as de capital fechado, entre estas Aegea, Copa Energia e NTS. “A diversificação do portfólio da Itaúsa é o grande diferencial, com empresas listadas e não listadas”, opina Chanes.
Matéria: UOL Economia