Economia

Veja data-limite para garantir dividendos da Petrobras e Banco do Brasil

O banco tem resultados fortes e consolidados, com receitas e lucros recordes. “Dentro do segmento bancário brasileiro, o Banco do Brasil deverá ser uma das melhores opções para investidores que buscam renda passiva para 2024 e 2025”, pontua Milton Rabelo, analista do setor financeiro da VG Research.

Falando em previsibilidade, Medeiros lembra ainda que o banco possui um calendário com oito distribuições de proventos. Serão dividendos antecipados e complementares, para 2024 e o começo de 2025, o que reforça a regularidade do banco estatal. “Observando o histórico dos últimos dez anos, o Banco do Brasil sempre apresentou um crescimento do lucro e um payout bem previsível. Sempre foi uma boa opção para quem busca dividendos”, avalia.

Apesar da forte valorização recente, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) ainda estão baratas, diz Rabelo. Para ele, o DY deve ser de 10% em 2024, com preço-teto de compra de R$ 30,60.

Já entre os riscos, Rabelo cita o político. O risco seria o BB aumentar a fatia de empréstimos menos rentáveis e mais arriscados, por conta de pressões do governo. No entanto, o analista destaca que a gestão atual tem se mostrado blindada diante deste possível risco.

Com as tragédias no Rio Grande do Sul e quebras de safra no país, existe também o risco agrícola. O aumento de inadimplência no crédito agro pode prejudicar os resultados do banco. “É possível que haja impactos na carteira agrícola, mas não se espera que eles sejam muito relevantes em relação ao resultado total do banco”, explica Rabelo.

PETR4: existe esperança na gestão Magda Chambriard?

Quando o investidor busca dividendos, ele procura por perenidade, e não é na Petrobras (PETR4) que ele encontrará isso. Pelo menos, há chances de receber um dividendo decente, afirma Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, que espera um DY de 12% em 2024, equivalente a R$ 5,10 por ação.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo