Tecnologia

WhatsApp testa novas funções e novo layout para ‘Atualizações’

O WhatsApp testa novo layout e novas funções (no Android) para aprimorar a interação do usuário com os Status postados pelos seus contatos – aquela espécie de Story que, atualmente, fica na aba “Atualizações” do aplicativo da Meta. A ideia, pelo visto, tem duas partes. A primeira: organizar essa aba, que ficou um tanto bagunçada após a chegada dos Canais. A outra: deixar a interação com os status mais parecida com as Stories do Instagram, também da Meta.

Para quem tem pressa:

  • O WhatsApp testa um novo layout para a aba “Atualizações” e interações com Status e mídias compartilhadas em conversas na versão beta do aplicativo para Android;
  • A ideia é organizar melhor o conteúdo postado na aba em questão e deixar a experiência do usuário mais intuitiva e rápida (e similar às Stories do Instagram);
  • As “Atualizações” na versão beta apresenta os Status num carrossel no topo e os Canais em uma lista abaixo, com uma ferramenta de busca de Canais no pé da página;
  • Além disso, o WhatsApp testa um botão de curtir nos Status (alguns usuários relataram travamento deste botão, aliás). O aplicativo da Meta também experimenta um botão de reação no canto direito do rodapé das mídias enviadas nas conversas, quando o usuário as abre.

As novidades estão em fase de teste e foram vistas em versões beta do WhatsApp – algumas pelo site WABetaInfo, outras pelo blog TheSpAndroid. Até a publicação desta nota, não existia previsão de quando (ou se) essas mudanças seriam incorporadas à versão “normal” do WhatsApp, seja no Android ou no iOS, sistema operacional do iPhone.

Leia mais:

Status do WhatsApp: novo layout, novas funções

Vamos começar pelo novo layout das Atualizações em teste. Em suma, o WhatsApp explora maneiras de organizar o conteúdo postado nesta parte – no caso: status em cima, num carrossel; Canais embaixo, no formato de lista. No momento, o layout está disponível na versão beta 2.24.8.6 do aplicativo. Veja abaixo como fica:

Montagem com capturas de tela de novo layout em teste na aba Atualizações do WhatsApp
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Um detalhe que merece destaque: caso não haja status para o usuário ver, a seção encolhe, abrindo espaço para a lista dos Canais nos quais se inscreveu. Também abre espaço para a ferramenta de busca de Canais, que fica logo abaixo da lista.

Agora, as novas funções (que também integram a versão beta em questão). Em relação aos status, a novidade em teste é um botãozinho para curtir, no canto inferior direito – sim, igual nas Stories do Instagram. A ideia fomenta a interação rápida com os status, mas alguns usuários relataram que o botão travou quando tentaram usá-lo.

Outra novidade mexe na interação com as mídias postadas nas conversas. Atualmente, se alguém manda imagens, por exemplo, e você quer sinalizar reações (coraçãozinho, emoji rindo, emoji chorando), o processo é meio complicado. Mas o WhatsApp testa simplificá-lo, ao colocar um botão de reação no canto inferior direito – mesmo lugar do botão de like em teste nos Status. Veja abaixo:

Montagem com captura de tela de botão de reação em mídia que está em teste na versão beta do WhatsApp
(Imagem: Reprodução/TheSpAndroid)

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo