X/Twitter fecha operação no Brasil, demite funcionários e culpa Moraes
A rede social divulgou a decisão de Moraes enviada à empresa. Na decisão, Moraes relata que determinou que a empresa bloqueasse perfis investigados por práticas de crime, mas que a determinação não foi cumprida.
O ministro relata dificuldade de obter canais de contato com a administração da empresa. Diz que não obteve um canal de contato telefônico e que o contato por e-mail não foi respondido.
Ele determina então multa à responsável legal pela empresa e decreta a sua prisão. A multa diária é de R$ 20 mil à administradora da empresa, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição. A prisão foi decretada por desobediência judicial.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,? pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
Histórico
O bilionário Elon Musk, dono do X, tem um histórico de embates com o ministro Alexandre de Moraes. Musk já fez uma série de críticas e ataques ao ministro acusando o magistrado de censura e ameaçando descumprir decisões judiciais. O ministro é autor de uma série de determinações que suspenderam perfis de investigados por disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas.
Matéria: UOL Economia