Economia

Bruno Dantas alerta para risco de regulação excessiva da IA no Brasil

A fala de Bruno Dantas ocorre em meio às expectativas com a votação de um projeto sobre o tema. O Senado deve realizar neste mês ainda uma sessão temática para discutir o projeto de lei que regulamenta a IA no Brasil. A expectativa é que, após as discussões, a proposta seja votada ainda neste mês.

Um desafio que eu creio que também seja importante é o risco de nós, com excesso de regulação ou regulação inadequada, atrasarmos a transformação digital estatal no Brasil.
Bruno Dantas, presidente do TCU

Nós temos finalmente, depois de muitos séculos de atraso comparativo coma a Europa e os Estados Unidos, a chance de sermos tratados de igual para igual em uma cena global em algum tema. É preciso ter cuidado para que o cuidado excessivo não mate essa nossa potencialidade.
Bruno Dantas, presidente do TCU

Tema é prioridade em outros países

O uso da IA para aprimorar as atividades do setor público já é uma tendência global. Dantas, que preside também a Organização Internacional das Organizações Superiores de Controle, disse que tem observado o fenômeno tanto nos países desenvolvidos quanto também nos da África e América Latina.

Vejo que a transformação digital do Estado é o item número um de praticamente todos os países desenvolvidos e já de muitos países africanos e da América Latina. Se o Brasil tem estado na proa dessa discussão, temos que ter o cuidado para que os incentivos errados não nos atrasem nessa corrida.
Bruno Dantas, presidente do TCU

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo