Economia

Novo caça da FAB, Gripen feito no Brasil começa montagem final. Veja fotos

Foi concluída a montagem das quatro principais estruturas do avião: a unidade de armamento e as fuselagens traseira, dianteira e a central das asas. Segundo a Saab, o tanque de combustível também é montado nesse momento, além de serem realizados outros processos.

A etapa final é a mais detalhada, com diversos pontos críticos. Nesse momento, todo o cabeamento é instalado no caça, somando 35 quilômetros de fiação, além de 300 metros de canos.

Em seguida, os aviônicos, que são os instrumentos eletrônicos da aeronave, são dispostos em seus devidos lugares. Ao mesmo tempo, a unidade auxiliar de energia, os rádios, motor e outros componentes são colocados no avião.

Saab Gripen F-39 E fabricado no Brasil segue para a fase final de montagem na fábrica em Gavião Peixoto (SP)
Saab Gripen F-39 E fabricado no Brasil segue para a fase final de montagem na fábrica em Gavião Peixoto (SP) Imagem: Divulgação/Saab

Por fim, a aeronave é pintada com a sua camuflagem operacional. Após essa última etapa, o Gripen E passa a ser preparado para o voo, com a calibração de diversos sistemas, incluindo os de navegação e de controle do avião.

Com todas as etapas concluídas, o primeiro Gripen E fabricado em território brasileiro poderá ser entregue para a FAB. A previsão é que isso ocorra em 2025.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo