Economia

IA é essencial e gera aumento de produção e sustentabilidade no campo

Soluções de rastreamento e monitoramento. A empresa oferece atualmente produtos complementares para lavoura, como certificado digital de rastreabilidade e o monitoramento de clima. “Estamos há mais de 15 anos trabalhando com a orquestração de colheitas e, hoje, essas soluções são amplamente adotadas pelas usinas e se tornaram um padrão no mercado de cana-de-açúcar”, conta o CTO.

Tecnologia é bem-vinda. A integração dos programas de monitoramento de colheita com a ação dos robôs também têm sido bem recebida por produtores de grãos e fibras. “Eles percebem uma melhoria significativa na eficiência. Esse alinhamento entre tecnologia e práticas agrícolas tradicionais está pavimentando o caminho para uma agricultura cada vez mais moderna e eficiente”, reforça Nomura.

Sustentável

IA une produção e sustentabilidade. De acordo com Nomura, a IA tem unido o que antes era visto como oposto, transformando significativamente a produtividade e a sustentabilidade na agricultura. “Eu ouso dizer que a IA está se tornando um dos principais insumos para a agricultura moderna e sustentável, elevando a gestão e a aplicação do conhecimento a um novo patamar”, afirma Nomura.

Uso de câmeras por robôs. No caso do Solix, o robô utiliza câmeras para reconhecer pragas, ervas daninhas e doenças sem afetar o ecossistema local ou compactar o solo. “É um robô autônomo, alimentado por energia elétrica gerada por suas próprias placas solares e totalmente orientado por meio de algoritmos de visão computacional e machine learning”, diz Nomura.

Menos impacto ambiental. Na PTx Trimble, o destaque é tecnologia do Weedseeker 2, que analisa em segundos qual a planta precisa receber defensivo e aplica de maneira direcionada a quantidade adequada de produto. “Além de cortar gastos desnecessários com os investimentos nos herbicidas, isso diminui o impacto ambiental nas lavouras, menos água e defensivos”, diz Bueno.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo