Economia

Nossa gestão está alinhada com visão de Lula

De força simbólica, Lula colocou o crachá de presidente da Petrobras em Chambriard. O evento contou com a presença de ministros, do presidente Lula, da primeira-dama Janja e outras autoridades. Chambriard foi convidada por Lula para assumir o cargo e agradeceu ao convite.

Ela disse que Lula deu a missão de movimentar a Petrobras. Chambriard afirma que assumir o cargo é motivo de honra e alegria e que estatal ajuda a impulsionar o PIB do país. Lula teria dito a Chambriard, segundo ela, que “não quer confusão” com a empresa.

Chambriard começou a carreira na Petrobras, na década de 1980. A nova presidente afirma que agora é como se estivesse “de volta para casa”. A nova presidente disse que já indicou os novos diretores da Petrobras e que três delas são mulheres, uma novidade na história da companhia.

Transição energética

Chambriard afirma que a Petrobras vai atuar na transição energética. A executiva diz que o plano da estatal é de liderar a transição energética do país. A questão da transição energética é polêmica ao mercado, que prefere que a Petrobras mantenha o foco nos segmentos em que já é forte. Isso porque o retorno dos investimentos é maior — assim como os pagamentos distribuídos aos acionistas.

Nessa transição, nossos ativos de petróleo e gás e plantas de refino serão fortalecidos com investimento consistentes mas tempetivos, reduzindo progressivamente a emissão de carbono. Temos a ambição de chegar a zero emissões, o net zero, até 2050. Cerca de 11% do nosso investimento total será em projetos de baixo carbono.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo