Política

Pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza participam de sabatinas Folha/UOL

A Folha e o UOL promovem nesta semana sabatinas com dois dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza.

Na quinta (25), às 14h, o entrevistado será José Sarto (PDT), atual prefeito e candidato à reeleição. Na sexta (26), no mesmo horário, será a vez do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

Também convidado, o deputado federal André Fernandes (PL) não quis participar da sabatina.

As entrevistas serão conduzidas por Diego Sarza, com participação dos jornalistas Carlos Madeiro, do UOL, e José Matheus Santos, correspondente da Folha no Recife.

Também são pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza Evandro Leitão (PT), Célio Studart (PSD) e Eduardo Girão (Novo).

Capitão Wagner será candidato a prefeito de Fortaleza pela terceira vez seguida. Em 2016 e 2020, foi derrotado no segundo turno. Na última vez, perdeu para o atual prefeito, José Sarto Nogueira.

Em 2022, Wagner foi candidato a governador do Ceará. Agora, busca expandir sua base no eleitorado para além da direita. Ele disputa os votos da direita com André Fernandes, que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Setores da direita no Ceará tentaram unificar o campo em uma candidatura, o que não aconteceu até o momento. As sinalizações dos dois lados são de que não haverá concessões ao outro. A expectativa é de que, em um eventual segundo turno, haja junção das forças de direita.

Outro pré-candidato a prefeito no campo da direita é o senador Eduardo Girão. A expectativa, no PL e no União Brasil, é que Girão retire a postulação, a fim de evitar uma fragmentação maior do espectro político.

O atual prefeito Sarto enfrentará uma reeleição com três palanques competitivos na oposição. Apoiado pelo ex-ministro Ciro Gomes, Sarto tenta manter o principal bastião de poder ligado atualmente ao ex-governador, que está desde 2022 rompido politicamente com o irmão, o senador Cid Gomes (PSB), e com o PT.

O principal partido aliado a Sarto atualmente é o PSDB, comandado no Ceará pelo grupo ligado ao ex-senador Tasso Jereissati, que fez as pazes políticas recentemente com Ciro.

Os petistas têm como pré-candidato Evandro Leitão, atual presidente da Assembleia Legislativa. O deputado estadual deixou o PDT e se filiou ao PT em dezembro com o aval do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação, o senador licenciado Camilo Santana (PT-CE).

Leitão disputou as prévias internas do PT em Fortaleza e venceu nomes como a ex-prefeita Luizianne Lins, que governou o município de 2005 a 2012. A ala do partido próxima a Evandro Leitão busca uma unidade interna no partido e acredita na possibilidade do engajamento de Luizianne na campanha eleitoral.

Ele tem um arco amplo de alianças, que inclui os partidos MDB, PP, Republicanos, PSB, além da federação PT/PV/PC do B. Ele também articula o apoio do PSD, que tem o deputado federal Célio Studart como pré-candidato.

O ciclo de sabatinas promovido por Folha e UOL foi iniciado em junho e já contemplou pré-candidatos de Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba e São Paulo. Também haverá sabatinas em outras 11 cidades.

A oficialização das candidaturas começou no dia 20 de julho e continua até o dia 5 de agosto, data-limite definida pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias.

Além das sabatinas, Folha e UOL irão promover também debate com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. O encontro no primeiro turno será em 30 de setembro, às 10h. Caso haja segundo turno, haverá outro em 21 de outubro, também às 10h.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo