Esporte

George Russell é desclassificado do GP da Bélgica e Hamilton é declarado o vencedor

George Russell, vencedor do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Bélgica neste domingo (28), foi desclassificado depois que o peso de sua Mercedes foi considerado inferior ao mínimo permitido após a inspeção, anunciou a direção da corrida. Com esta decisão, seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que havia terminado a prova em segundo, ganhou uma posição e conquistou assim seu 105º GP de Fórmula 1 na carreira. Com isso, Oscar Piastri ficou com o segundo lugar e Charles Leclerc com a terceira colocação.

O britânico violou o artigo 4.1 do código de regulamentos técnicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), tendo o seu carro sido verificado com um peso “inferior ao peso mínimo exigido (798 kg)”.

O documento afirma que o carro “não foi totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem apresentado pela equipe (Mercedes) em seus documentos de legalidade”. Após a decisão, George Russell demonstrou sua decepção nas redes sociais.

“Comovente… chegamos com 1,5kg abaixo do peso e fomos desclassificados da corrida. Deixamos tudo na pista hoje e tenho orgulho de cruzar a linha primeiro. Haverá mais para vir”, declarou o britânico.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que foi um erro da equipe e que seria difícil para Russell aceitar o resultado.

“Temos que aceitar isso na cara se os comissários decidirem contra nós. É o que é, o erro aconteceu. Temos que aprender com isso. Como equipe, há mais coisas positivas para levar, obviamente para George é um golpe enorme”, disse Wolff.

 




Gazeta Esportiva

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo