Economia

BC admite possibilidade de aumentar juros para conter a inflação

BC se compromete com a meta de inflação. “O Comitê não se furtará ao seu compromisso com o atingimento da meta de inflação e entende o papel fundamental das expectativas na dinâmica da inflação”, diz ata. Segundo o Copom, as expectativas e a valorização do dólar ante o real são preocupantes.

Observou-se que, se tais movimentos se mostrarem persistentes, os impactos inflacionários decorrentes podem ser relevantes e serão devidamente incorporados pelo Comitê. Em função disso, o Comitê avaliou que o momento é de acompanhamento diligente dos condicionantes da inflação e de maior vigilância perante um cenário mais desafiador.
Ata do Copom

Avaliação traz duas expectativas para evolução da inflação. Ao citar as estimativas para o primeiro trimestre de 2026, a autoridade monetária destaca que as projeções para o IPCA aparecem em 3,4% no cenário de referência e em 3,2% no cenário alternativo. Ambas as estimativas figuram acima do centro da meta de inflação, fixado em 3%.

Modelo de meta para a inflação muda a partir de janeiro. O novo formato estabelece que o limite deve ser cumprido mensalmente pelas variações do IPCA no acumulado dos 12 meses anteriores. O descumprimento ocorrerá sempre que a meta for superada por seis meses seguidos. Atualmente, a furo é notado somente para os períodos encerrados em dezembro.

Economia mundial é vista como fator de risco. Os diretores do BC citam ainda que a incerteza global e as oscilações cambiais mais abruptas exigem “maior cautela na condução da política monetária doméstica”. ” A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, ampliação da desancoragem das expectativas de inflação e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”, destaca a ata.

O Comitê, unanimemente, optou por manter a taxa de juros inalterada, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam acompanhamento diligente e ainda maior cautela.
Ata do Copom

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo