Economia

Indústria quer café organizado por categorias nos supermercados

A indústria cafeeira quer que os supermercados exibam os produtos para os consumidores em gôndolas divididas por categorias –extraforte, tradicional, superior, gourmet e especial.

De olho nisso, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Supermercados para iniciar o projeto gôndola certificada.

A iniciativa visa garantir não apenas a separação dos produtos por categorias, mas também que os cafés disponibilizados ao consumidor estejam com os rótulos em conformidade com as normas federais.

  • Você sabe a diferença entre um café extraforte, tradicional, superior, gourmet e especial? Veja na galeria de imagens abaixo as características de cada uma dessas categorias.

O projeto não é de cumprimento obrigatório para os varejistas, e a ideia que seja implementada gradativamente.

Outras notícias do setor:

Semana do café – São Paulo recebe, de 4 a 27 de outubro, sua décima edição da Coffee Week Brasil. Durante o evento, dezenas de estabelecimentos participantes apresentam dois combos exclusivos a preços fixos: R$ 14,90 e R$ 24,90. As promoções são elaboradas com uma bebida cafeinada e um acompanhamento, como um doce ou um salgado.

Ode a Minas – A Cheirin Bão, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, lança uma linha de microlotes de cafés especiais em embalagens colecionáveis. O projeto homenageia cidades mineiras e é comercializado em latas com ilustrações da cidade reverenciada na edição. Este primeiro lote terá como tema Mariana, que foi a primeira capital de Minas Gerais. Trata-se de um bourbon Amarelo cultivado por produtores da Serra da Mantiqueira. A lata comemorativa custa R$ 53,90 (250 g).

Cerrado tour – A Federação dos Cafeicultores do Cerrado faz uma turnê por cidades italianas, como Milão, Florença e Roma, entre 1 e 8 de outubro. A comitiva fará eventos para divulgar a região. Recentemente, a italiana Illy lançou um lote com grãos cultivados exclusivamente no cerrado de Minas. A iniciativa faz parte de uma ofensiva que a federação tem feito a fim de consolidar sua marca fora do Brasil.

OrFlakes – A confeitaria paulistana Flakes fez uma parceria com a Orfeu para lançar um café próprio. O novo rótulo é produzido com grãos da espécie arábica e tem notas de chocolate e caramelo. Está disponível apenas nas lojas da doceria e custa R$ 38,90 (250 g).

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Folha de São Paulo

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