Política

Avião presidencial que Lula quer trocar teria mais 11 anos de vida útil

O avião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passou por uma situação de urgência nesta terça-feira (1º) no México, teria vida útil de 30 anos, segundo anunciado pelo Palácio do Planalto na época de sua compra, em 2005.

Ou seja, em tese apenas dois terços de seu prazo de validade expiraram, e ele poderia servir à Presidência por mais 11 anos. Mesmo assim, Lula tem feito pressão para que um novo modelo seja adquirido, o que deve se intensificar após o incidente.

Na época da compra, no primeiro governo do petista, a aeronave era chamada pejorativamente de “Aerolula” pela oposição e pela imprensa.

Para justificar o gasto de US$ 56 milhões, a Presidência declarou que o avião beneficiaria também seus sucessores. “A aeronave atenderá às necessidades de transporte por mais sete mandatos presidenciais”, disse na ocasião a Secretaria de Comunicação Social.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo