Política

Banco Central publica vídeo com brincadeira sobre rasgar dinheiro e reciclagem de notas; veja

O Banco Central produziu um vídeo para as redes sociais com uma explicação sobre o processo de reciclagem de cédulas. Para isso, brincou que rasga dinheiro. “Aqui a gente não é maluco, mas a gente tem o costume de rasgar dinheiro”, diz logo no início do vídeo publicado nesta sexta-feira (4).

Na sequência, afirma que uma das funções do BC é garantir que o dinheiro em papel esteja em boas condições de uso. “Sanear o meio circulante é preciso. E se você cuidar bem das cédulas, a gente vai passar menos pela dor de triturar umas notinhas!”, diz a legenda da publicação.

Assim, de acordo com o BC, quando uma nota está rasgada, amassada ou muito usada, é retirada de circulação para ser destruída, o que é chamado de saneamento do meio circulante.

Antes, o dinheiro recolhido era queimado. Hoje, as cédulas são fragmentadas em pedaços pequenos e então prensados em forma de tijolos de papel. Esse material é transformado em combustível em fornos de cimento.

Finalizando o vídeo, o BC diz: “Por isso a gente rasga dinheiro. Mas se você achar outra pessoa rasgando dinheiro por aí, só pode ser doído mesmo”.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo