Política

Novo tem maior crescimento entre partidos após guinada pragmática

Partido que mais cresceu proporcionalmente em número de prefeituras, embora partindo de uma base pequena, o Novo diz que o resultado mostra o sucesso de uma guinada que implementou na sua maneira de atuar.

O partido pulou de 1 prefeitura eleita em 2020 –Joinville, onde conseguiu a reeleição– para 18 agora, um crescimento de 1.700%. Ainda está em dois segundos turnos (Ribeirão Preto e Taubaté). Em número de vereadores o aumento foi de 29 para 262, ou 800%.

A mudança mais polêmica foi o uso do fundo eleitoral, contrariando um princípio da fundação do partido de não se financiar com dinheiro público. Também houve maior flexibilização nas alianças com outros partidos, além de profissionalização de estruturas internas, como a de comunicação.

“Muita gente dizia que o Novo tinha morrido, mas o resultado nos coloca novamente no mapa”, diz o presidente do partido, Eduardo Ribeiro. “Acabou aquele negócio de candidatura conceito”.

Segundo ele, a maior capilaridade no país, inclusive em cidades pequenas e médias, ajuda no principal objetivo para 2026: conseguir superar a cláusula de barreira. “Criamos as bases para termos nominatas de deputados mais consistentes”, afirma.

O partido pretende também usar os próximos dois anos para estruturar uma candidatura presidencial, provavelmente a do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. “Ganhamos fôlego para trabalhar por um projeto presidencial, em parceria com outros partidos”, diz Ribeiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo