Tecnologia

Após mais de um mês bloqueado, X começa a voltar no Brasil

Foi mais de um mês de suspensão, que começou em 30 de agosto. Nesta terça-feira (8), o X foi desbloqueado e começou a voltar para alguns usuários.

Contudo, em testes realizados pelo Olhar Digital em várias contas e aparelhos diferentes, a rede social segue offline. Isso se justifica, pois o Brasil tem mais de 20 mil provedores, conforme o Ministério das Comunicações.

Dessa forma, dependendo da operadora e do meio de acesso (navegador ou aplicativo), alguns usuários podem demorar mais a obter acesso ao X. Quando falamos só das gigantes, a Claro tem 20,4% do mercado, a Vivo, 14,2% e a Oi Fibra, 9,3%.

Então, não se desespere se você ainda não conseguir acessar a rede social. Apenas aguarde e vá experimentando recarregar a página da plataforma, ou tentar acessar o app mais tarde.

A retomada da plataforma no Brasil foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que ordenou a retomada do serviço em até 24 horas, ou seja, até o fim da tarde de quarta-feira (9).

Por enquanto, a Anatel não se pronunciou a respeito. Por sua vez, a plataforma se pronunciou, por meio de nota, dizendo ter “orgulho de estar de volta ao Brasil”. Confira a nota completa:

“O X tem orgulho de retornar ao Brasil. Dar acesso a dezenas de milhões de brasileiros à nossa indispensável plataforma foi fundamental em todo esse processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos.”

Matéria em atualização

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo