Política

Deputado cita meme ‘Que Xou da Xuxa é esse?’ ao criticar projeto de anistia do 8/1; veja vídeo

O deputado Pedro Campos (PSB-PE) citou o meme “que Xou da Xuxa é esse?!” para criticar o projeto de lei que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Nesta terça-feira (8), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados pautou o tema e o relator leu o parecer favorável, mas a apreciação foi novamente adiada.

“A invasão dos três Poderes, ao mesmo tempo, com violência, por mais de mil pessoas, só pode ser chamada de golpe. Se não, daqui a pouco vão querer dizer que era um show da Xuxa. Aí a gente pergunta, que ‘xou da Xuxa é esse?”

Pedro Campos afirmou que não existe interesse de pacificação por quem propõe a anistia. De acordo com ele, a proposta é um perdão geral a quem “quebrou tudo no 8 de janeiro, a quem quebrou tudo no dia da diplomação de Lula, a quem parou as estradas do país. É isso que está pautado no dia de hoje, por isso é um absurdo”.

“Vocês não vão retirar as assinaturas de impeachment que vocês têm dos ministros do STF. Vocês não vão parar de fazer oposição ao governo Lula. Vocês não vão parar de radicalizar na fala, no discurso. Não tem interesse de pacificação”, afirmou.

Nesta terça, o relator da matéria na CCJ, Rodrigo Valadares (União-SE), leu o parecer e propôs o início da anistia em 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, as manifestações feitas a partir de 30 de outubro de 2022 tiveram dolo em ações como bloqueios de estradas que impediram o direito constitucional de ir e vir da população.

Mas ele ampliou o escopo da proposta em seu parecer e sugeriu perdão a todos os atos pretéritos e futuros relacionados aos ataques à sede dos três Poderes. Se o artigo 1º do estabelece o marco temporal dos atentados, a seguir, entretanto, estende o perdão:

“Fica também concedida anistia a todos que participaram de eventos subsequentes ou eventos anteriores aos fatos acontecidos em 8 de janeiro de 2023, desde que mantenham correlação com os eventos acima citados”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo