Economia

Aena Fala Sobre Passagens Aéreas E Low Cost

Passagens aéreas caras

No Brasil, tarifas aeroportuárias são as mais baratas da América do Sul. “A parte que fica com os aeroportos, as receitas aeroportuárias reguladas, que é essa parte da taxa de embarque, os serviços que o passageiro paga, a gente tem orgulho de dizer que no Brasil as tarifas aeroportuárias são as mais econômicas e as mais baratas de toda a região da América do Sul. Então, isso é um ponto super positivo”, declarou.

No entanto, as passagens aéreas são caras. Para Yus, há vários fatores contribuem para isso. Entre eles, estão o custo de combustível e a dolarização. “Tanto combustível quanto qualquer peça de avião, motor, compra de avião, está tudo em dólar. Então, dependendo também de como é esta paridade do real com dólar, tem um efeito negativo ou positivo para as linhas aéreas”, afirmou.

A falta de aviões também é outro fator que encarece as passagens. Segundo o presidente da Aena Brasil, as companhias aéreas, pós-pandemia, têm menos aviões, pois os pedidos estão nas mãos dos fabricantes, como Airbus e Boeing.

Há menos capacidade para uma maior demanda. Afinal, é uma lei de oferta e demanda, e isso faz com que o valor da tarifa também cresça.
Santiago Yus, presidente da Aena Brasil

Outra questão é a alta judicialização no Brasil. Segundo ele, as companhias aéreas estimam que entre 80% e 90% das reclamações judiciais que existem no mundo estão aqui no Brasil.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo