Economia

Apagão em sistemas globais interrompe voos, bancos e comunicações

Uma pane generalizada de causa ainda desconhecida afeta, desde a madrugada desta sexta-feira (19), sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, provocando cancelamento de voos e tirando canais de notícias do ar. A interrupção está em andamento e empresas trabalham para tentar contornar o problema.

O apagão é registrado nos Estados Unidos e em países da Europa, Ásia, África e Oceania. Não há relatos de que o incidente tenha afetado diretamente o Brasil.

O governo da Austrália afirmou, em comunicado, que o problema parece ter ligação com a gigante da segurança cibernética CrowdStrike. À rede americana NBC, a companhia disse que passou por uma grande interrupção após um problema com uma atualização de sistema que implementa globalmente neste momento.

Continua depois da publicidade

Os serviços de nuvem da Microsoft também pararam, mas foram restaurados ainda na madrugada. No entanto, muitos usuários continuando a relatar problemas.

As ações de ambas as empresas operavam em baixa nas negociações de pré-mercado na manhã desta sexta-feira.

Atrasos em voos

Aeroportos e companhias aéreas estão emitindo avisos em massa de atraso aos passageiros. No Reino Unido, o aeroporto de Gatwick confirmou que está enfrentando problemas desde cedo, afetando os sistemas de check-in, bagagem e segurança de algumas companhias aéreas.

Continua depois da publicidade

“Estamos usando nosso sistema de backup, mas alguns passageiros podem enfrentar atrasos no check-in e na passagem pela segurança. Os passageiros ainda devem chegar no horário normal de check-in, que é geralmente duas horas antes do voo para voos de curta distância e três horas para voos de longa distância”, afirmou o aeroporto em comunicado.

Na Austrália, a companhia aérea Qantas informou que seus voos ainda estão operando com alguns atrasos. A Air New Zealand relatou um alto volume de chamadas de clientes e aconselhou as pessoas a entrarem em contato apenas com os agentes de atendimento ao cliente se tiverem voos nas próximas 48 horas. A companhia informou que alguns clientes podem enfrentar problemas de pagamento se forem clientes de bancos afetados.

Em Hong Kong, a Cathay Pacific informou às 3h45, no horário de Brasília, que os quiosques de check-in automáticos no Aeroporto Internacional de Hong Kong não estão funcionando.

Continua depois da publicidade

Nos Países Baixos, o braço holandês da Air France-KLM suspendeu a maior parte de suas operações. O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, foi afetado pela falha nos sistemas da Microsoft, interrompendo voos de chegada e partida.

Na Alemanha, o aeroporto de Berlim interrompeu temporariamente todos os voos devido a uma falha técnica, segundo informações da Reuters. Os serviços de check-in já foram restabelecidos, mas os atrasos deverão se prolongar. Quatro companhias aéreas que operam no aeroporto de Hamburgo também estão enfrentando problemas, mas as interrupções “estão sendo gerenciáveis”, segundo comunicado.

Jogos Olímpicos

Em Paris, França, os centros de credenciamento de imprensa, que já estão abertos para os Jogos Olímpicos que começam na próxima semana, também foram atingidos pelo apagão, segundo informações da Reuters.

Continua depois da publicidade

Olimpíadas de Paris 2024, centro de credenciamento de imprensa (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

*Matéria em desenvolvimento. Este texto será atualizado

Infomoney

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo