Economia

B3 das pequenas empresas: BEE4 tem ações de 4 companhias e mira renda fixa

A própria BEE4 entende que o investidor deve pensar em risco. Stille diz que o ideal é que o investidor tenha uma posição menor do que de ações da B3, mas maior do que investimentos em crowdfunding, startups e real estate, por exemplo, que são mais arriscados.

No caso da BEE4, é preciso avaliar a pequena e média empresa antes de investir. Bazzo afirma que normalmente investir neste tipo de companhia é mais arriscado do que em grandes, porque o nível de governança é diferente.

É importante fazer essa ponderação e uma boa diligência, que é o processo de fazer uma análise minuciosa da empresa. Entender quem são os sócios, se tem exposição política, os fundadores, quanto tempo existe.
Paula Bazzo, planejadora financeira

O investidor precisa avaliar a liquidez do papel. Quando coloca dinheiro na Bolsa de Valores, é possível resgatá-lo a qualquer momento durante o funcionamento do mercado. Na BEE4, por exemplo, o pregão é realizado uma vez por semana e, por isso, Bazzo diz que o investidor precisa ter em mente que o dinheiro não será retirado rapidamente, caso necessário.

A BEE4 é regulamentada pela CVM. Bazzo diz que isso é importante para conferir credibilidade à plataforma. Pequenas e médias empresas tendem a dar retornos interessantes. “As PMEs tendem a dar retornos interessantes, mas não na mesma velocidade. A estrutura de uma PME, pode ter uma governança boa, mas não tem o mesmo nível de maturidade de uma empresa de grande porte”, afirma Bazzo.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo