Economia

Bolsa abre em alta, e dólar cai com avanço do ferro e petróleo

O petróleo pode ter seu primeiro ganho semanal em um mês. A tempestade Francine, nos EUA, que interrompeu a produção de petróleo no país, é a responsável pela recuperação.

O baixo volume de negociações continua. “A baixa liquidez no mercado local faz com que as cotações do dólar acompanhem o cenário externo”, diz Elson Gusmão, diretor de câmbio da Ourominas, empresas de ouro e câmbio. Os investidores internacionais têm evitado mercados emergentes, como o Brasil, antes do anúncio do corte de juros nos Estados Unidos, na quarta-feira (18).

Em instantes, sai o boletim Prisma Fiscal. O documento do governo traz previsões do mercado para as contas públicas.
Mais tarde, o Ministério da Fazenda publica o Boletim Macrofiscal. O documento mostra, dentre outras coisas, projeções para o PIB e a inflação para os próximos anos.

Dados econômicos

A economia brasileira encolheu 0,41% de junho para julho, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Considerado a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), o IBC-Br teve um resultado melhor que o esperado pelo mercado, que previa recuo de até 0,90%.

Esse é mais um dado que mostra a expansão da economia brasileira, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master. “Todos os índices divulgados até agora vieram em suas máximas históricas, a não ser os dados de indústria, o que mostra a desindustrialização no país”, diz ele.

Matéria: UOL Economia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo