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Carregador portátil pode facilitar vida de quem tem bicicleta elétrica

Um dos maiores desafios na adesão de veículos elétricos é a infraestrutura de carregamento. A Beam Global achou uma forma de solucionar esse problema para donos de carros, com estações de carregamento ao ar livre que podem ser rapidamente transportadas e instaladas. Agora, a empresa quer facilitar a vida de quem tem uma bicicleta elétrica.

A companhia está planejando estações de carregamento movidas a energia solar que podem abastecer até 12 e-bikes de uma vez.

Empresa é conhecida por estações de carregamento para carros e entrará no mundo das bicicletas elétricas (Imagem: Beam Global/Divulgação)

Empresa tem experiência no setor de carregamento

A Beam Global, uma empresa de San Diego (Estados Unidos), é conhecida pelo EV Arc, uma estação de carregamento de carros elétricos que não depende de rede. Isso porque a estrutura é coberta por painéis fotovoltaicos e abastecida por energia solar.

Outra característica importante é que o “carregador portátil” é fácil de projetar e instalar, podendo ser transportado por caminhões até o ponto de instalação e implementado sem necessidade de cabeamento. Ou seja, qualquer lugar pode virar uma estação de carregamento.

No caso do EV Arc, a versão mais recente tem um conjunto solar de 4,4 kW e 40 kWh de armazenamento de bateria, podendo carregar até seis carros ao mesmo tempo. Alguns dos clientes notáveis da empresa são o Google e o Exército dos EUA.

Estrutura comporta até 12 bicicletas carregando de uma só vez (Imagem: Beam Global/Divulgação)

Companhia quer facilitar vida de quem tem bicicleta elétrica

Agora, a Beam Global quer fornecer a mesma comodidade para quem tem uma bicicleta elétrica. A novidade é o BeamBike, uma estação de carregamento “portátil” e de fácil instalação. Segundo o CEO Desmond Wheatley, a estrutura “pode ir a praticamente qualquer lugar que uma e-bike pode ir”.

O executivo explicou a motivação por trás da adaptação da estação de carregamento:

Pedidos repetidos de alguns dos nossos melhores clientes e as raras, mas notórias, tragédias de incêndios internos causados ​​por bicicletas elétricas nos inspiraram a desenvolver uma solução de carregamento ao ar livre que pudesse ser implementada rapidamente, realocada quando necessário e operada independentemente da rede elétrica.

Desmond Wheatley, CEO da BeamGlobal

Ainda de acordo com Wheatley, a intenção é criar soluções para todos os públicos.

Leia mais:

Como funciona a estação de carregamento para bicicleta elétrica

  • Assim como o EV Arc, a estação de carregamento para e-bikes tem um conjunto solar de 4,4 kW. Ele mede 6,3 metros de comprimento por 3,3 metros de largura, e vem com armazenamento de bateria de 20, 30 ou 40 kWh.
  • A parte inferior tem 5,5 metros de comprimento por 2,3 metros de largura, o suficiente para comportar 12 bicicletas carregando de uma vez;
  • Para isso, cada bicicleta elétrica deve ser travada em seu respectivo lugar e conectada a uma tomada de 120 V (protegida contra intempéries);
  • De acordo com o New Atlas, os benefícios incluem recargas baratas (ou de graça, dependendo do local); possibilidade de estacionar e prender a bicicleta enquanto ela carrega, sem precisar ficar por perto; e diminuir os riscos de uma estação de carregamento tradicional.
Estação de carregamento vem com proteção contra intempéries (Imagem: Beam Global/Divulgação)

Onde carregar minha bicicleta elétrica ao ar livre

Se você ficou interessado, as estações de carregamento da Beam Global devem ser implementadas em locais públicos de transporte, parques, shoppings, campus e complexos empresariais. Como ela não precisa de conexão ou cabeamento, também pode ser usada em eventos pontuais.

Por enquanto, a empresa tem unidades do EV Arc apenas nos Estados Unidos e não está claro quando a BeamBike começará a ser instalada. O preço da estrutura também não foi revelado.

 

Olhar Digital

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