NotíciasSão Luís e Região

Diarreia aguda em Goiás: escolas da capital registram surto da doença

O surto de diarreia aguda que atinge o estado de Goiás chegou à capital goiana. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), foram registrados mais de 60 casos da doença em três escolas.

De acordo com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-GO, as amostras estão em processo de análise, porém, ainda não foi possível identificar a causa da doença.

A coordenadora do órgão, Grécia Pessoni, destacou que os surtos em Goiânia são em uma escola privada de ensino infantil, pública de ensino infantil e uma pública para jovens e adolescentes. “Elas não têm relação uma com a outra e são monitoradas”, disse ao G1.

Além da coordenadora, a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância da colaboração dos pais e responsáveis. “Criança doente não deve ir para creche ou escola, procure um médico”, disse.

É possível ter contato com a bactéria por meio de alimentos e água contaminados, ou por contato mais íntimo com pessoas que já estão com a doença. Por isso, ele recomenda que lave bem os alimentos e se atente aos cuidados de higiene pessoal – para evitar resíduos fecais.

Surto de diarreia

O surto de diarreia aguda já atinge 16 municípios goianos, que são monitorados pela SES-GO.

Inicialmente, a SES informou que 12 cidades estavam em surto. Porém, na terça-feira (20/8), o número foi atualizado e a pasta acrescentou mais quatro cidades à lista. Até então, haviam sido notificados 3.041 casos. A principal suspeita é de contaminação da água e por rotavírus.

“Nas investigações que fizemos nós identificamos, nas amostras das pessoas doentes e de água, vírus e bactérias. Em alguns casos foram encontrados rotavírus, que é comum nessa época do ano, bactérias da água, então podem estar acontecendo os dois tipos de contaminação”, disse Flúvia.

Segundo a SES, os casos começaram a ser registrados em junho de 2024 em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. Campos Belos continua tendo o maior número de casos, mas, de acordo com a pasta, a cidade já começou a apresentar queda de 30,4% nas notificações.

Veja a lista dos municípios com registro de surto de diarreia aguda:

    1. Campos Belos
    2. Cavalcante
    3. Monte Alegre de Goiás
    4. São Miguel do Araguaia
    5. Nova Crixás
    6. Aruanã
    7. Britânia
    8. Cachoeira Alta
    9. Goiatuba
    10. Caturaí
    11. Caldas Novas
    12. Porangatu
    13. Goiânia
    14. Inhumas
    15. Trindade
    16. Firminópolis

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo