Tecnologia

Diretora de tecnologia da OpenAI anuncia saída da empresa

Mira Murati, diretora de tecnologia da OpenAI —que atuou temporariamente como diretora executiva durante o golpe fracassado contra o fundador Sam Altman—, está deixando a empresa.

Em uma mensagem compartilhada com os funcionários da empresa nesta quarta-feira (25), ela disse: “Após muita reflexão, tomei a difícil decisão de deixar a OpenAI”.

Murati passou seis anos e meio na empresa e foi nomeada diretora executiva interina durante a tentativa de destituir Altman no ano passado. Ela é a mais recente saída de uma série de executivos de alto perfil que deixaram a empresa apoiada pela Microsoft este ano, incluindo os fundadores Ilya Sutskever e John Schulman.

A OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das startups mais valiosas do Vale do Silício e está em negociação para levantar mais de US$ 6 bilhões em uma nova rodada de avaliações de US$ 150 bilhões.

“Nunca há um momento ideal para se afastar de um lugar que se estima, mas este momento parece certo”, acrescentou Murati. “Nossos lançamentos recentes e [últimos modelos] OpenAI o1 marcam o início de uma nova era em interação e inteligência —conquistas possibilitadas pela engenhosidade e habilidade de vocês”, disse aos funcionários.

Murati afirmou que está se afastando porque deseja “criar tempo e espaço para fazer a própria exploração”. Ela acrescentou que seu foco principal seria “garantir uma transição suave”.

“Embora eu possa não estar mais na linha de frente com vocês, ainda estarei torcendo por todos vocês”, finalizou.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo