Edegar Pretto recebe título de Cidadão de Porto Alegre na Câmara Municipal

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Edegar Pretto recebeu, nesta quinta-feira (25), o título de Cidadão de Porto Alegre. Pré-candidato a vice-governador do RS, ele foi homenageado em cerimônia no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Aldacir Oliboni (PT).
A proposta foi aprovada por unanimidade e reconhece a trajetória pública de Pretto, com atuação ligada à agricultura familiar, à reforma agrária, à segurança alimentar e a ações de enfrentamento à fome. Natural de Miraguaí, na região do Celeiro, ele foi deputado estadual por três mandatos, presidiu a Assembleia Legislativa em 2017 e comandou a Conab entre 2023 e março de 2026.
Ao receber a homenagem, Pretto afirmou que a relação com Porto Alegre está ligada à própria trajetória política. No discurso, lembrou que esteve pela primeira vez na Capital em 1984, ainda criança, para participar de um comício das Diretas Já.
“Eu cheguei aqui ainda um guri para participar do maior comício da história desta cidade. Um comício que reuniu centenas de milhares de pessoas em defesa da democracia e das Diretas Já. Por isso, meus amigos e minhas amigas, quando olho para a minha trajetória, percebo que a minha relação com Porto Alegre está profundamente ligada à minha relação com a democracia”, afirmou.
Pretto também recordou que veio morar na Capital em 1986, quando Adão Pretto assumiu o mandato de deputado estadual. “Nós vimos Porto Alegre se transformar na capital da democracia, da participação popular, e eu também tenho orgulho de fazer parte dessa história”, disse.
O ex-presidente da Conab também destacou o vínculo afetivo com a cidade. “Quero dizer ao Oliboni e aos demais vereadores e vereadoras de Porto Alegre que, se o principal requisito para receber esse título for o amor por esta cidade, então eu recebo essa homenagem com o coração tranquilo, porque eu amo Porto Alegre. Amo esta cidade com o mesmo amor que tenho pelo Rio Grande do Sul”, declarou.

‘Filho de agricultores’
Proponente da homenagem, Oliboni relacionou a trajetória de Pretto à história da luta pela terra no Rio Grande do Sul. O vereador também lembrou Adão Pretto, pai do homenageado, ex-deputado federal e uma das referências históricas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Assim como tu, sou filho de pequenos agricultores, vim de uma pequena cidade do norte gaúcho, por isso tenho muito orgulho de ser o proponente da lei que te homenageia com o título de Cidadão de Porto Alegre. Conheço tua luta, teu trabalho e as conquistas que proporcionaste para o povo gaúcho e para o povo porto-alegrense”, declarou Oliboni.
O vereador afirmou ainda que não é possível contar a história de Edegar Pretto sem mencionar a luta pela reforma agrária. “Teu pai foi uma grande referência nesta luta. Sabemos que desde cedo aprendeste o caminho da luta, seguindo o legado do teu pai, sempre na defesa da melhor distribuição da terra para quem nela quer produzir”, completou.
Agricultura familiar e combate à fome
Durante a cerimônia, Oliboni também citou ações de Pretto como deputado estadual e como presidente da Conab. Entre elas, destacou a criação da lei de incentivo à agroindústria familiar, a defesa da alimentação saudável, iniciativas pela soberania alimentar e a atuação em políticas de abastecimento.
O parlamentar mencionou ainda a criação da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher e a autoria da lei da Máscara Roxa, aprovada durante a pandemia para facilitar denúncias de violência contra mulheres.
Na avaliação de Oliboni, a passagem de Pretto pela Conab teve impacto direto em ações de combate à fome. “Através de tua atuação, milhares de cozinhas solidárias receberam alimentos da Conab. Uma ação que está ajudando o Brasil a sair do mapa da fome”, afirmou.
O vereador também lembrou que, em Porto Alegre, cozinhas solidárias abastecidas por alimentos da agricultura familiar tiveram papel importante durante a enchente de 2024, com acolhimento e distribuição de refeições a pessoas atingidas.

‘Responsabilidade diante desta cidade’
No encerramento do discurso, Pretto afirmou que o título será tratado como compromisso político com Porto Alegre.
“Esta placa não ficará guardada em uma parede da minha casa como um simples troféu. Ela será um lembrete permanente da responsabilidade que assumo diante desta cidade. A responsabilidade de defender a democracia, de defender a participação popular, os interesses do povo de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, declarou.
O homenageado completou dizendo que passa a carregar oficialmente uma relação que já considerava construída com a Capital. “Porto Alegre ganha hoje mais um filho de papel passado. E eu ganho a honra de poder dizer, oficialmente, aquilo que já sentia há muito tempo no coração: sou cidadão de Porto Alegre. E carregarei esse título com orgulho pelo resto da vida!”, afirmou.
Também participaram da cerimônia vereadores de Porto Alegre, deputadas e deputados federais e estaduais, lideranças políticas, os ex-prefeitos Olívio Dutra, Raul Pont e José Fortunati, familiares e amigos de Edegar Pretto.



