NotíciasSão Luís e Região

Eleições 2024: 21 cidades goianas têm apenas um candidato a prefeito

Em um cenário político inusitado, 21 cidades do estado de Goiás terão apenas um candidato ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este número representa 8,5% do total de municípios goianos.

A concentração partidária entre os candidatos únicos é composta na maioria por partidos que estão na base do governador Ronaldo Caiado (UB), o que demonstra força do caiadismo no interior: oito são filiados ao União Brasil (UB), cinco ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), três ao Partido Progressitas (PP), dois ao Podemos (Pode). Fora da base caiadista, há três filiados ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Wilder Morais, que apesar de ser amigo de Caiado, caminha para ser adversário de seu grupo, em 2026.

A legislação eleitoral brasileira não exige um número mínimo de candidatos ou eleitores para validar uma eleição. Basta que o candidato obtenha um único voto, inclusive o seu próprio, para ser eleito.

Mesmo com um único candidato, a eleição não está automaticamente decidida. Se mais da metade dos votos forem nulos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocará uma nova eleição em até 40 dias.

As cidades goianas com apenas um candidato a prefeito são: Abadia de Goiás, Água Limpa, Bom Jesus de Goiás, Campinorte, Chapadão do Céu, Damolândia, Estrela do Norte, Fazenda Nova, Guarani de Goiás, Hidrolândia, Hidrolina, Israelândia, Ivolândia, Jesúpolis, Matrinchã, Nova Aurora, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Brasil, Palmelo, Perolândia e Portelândia.

Fonte: Tribuna do Planalto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo