São Luís e Região

Goiás registra quase 3 mil novos d+oadores de Medula Óssea em 2024


No primeiro semestre de 2024, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) contabilizou 74.677 novos cadastros, um crescimento de mais de 16 mil doadores em comparação ao ano anterior, quando foram registrados 58.308. O estado de Goiás, por sua vez, já conta com 2.892 doadores.

Em 2023, o Redome facilitou 369 transplantes com doadores não aparentados no Brasil e enviou 100 produtos de doadores brasileiros para o exterior. Até junho de 2024, 224 transplantes foram realizados para pacientes brasileiros e 46 para pacientes internacionais. O Dia do Doador de Medula Óssea, celebrado no último sábado (21), destacou a relevância do registro e o impacto positivo dos transplantes na vida de muitos.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a doação como um ato de solidariedade e esperança, afirmando que o fortalecimento do cadastro de doadores amplia as possibilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de oferecer tratamentos eficazes e gratuitos, promovendo acesso à saúde de qualidade para todos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os doadores não aparentados do Redome são a única alternativa para muitos pacientes, com a compatibilidade entre irmãos sendo apenas de 25%.

Atualmente, 65 a 70% dos pacientes que realizam transplante de medula óssea não-aparentados são beneficiados por doações brasileiras, o que reafirma a importância do Redome, que é o terceiro maior registro de doadores do mundo, com 5,7 milhões de cadastrados em 30 anos.

Danielle Oliveira, chefe do Redome, lembrou que o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea celebra a solidariedade internacional, destacando a diversidade dos doadores brasileiros. Em 2023, mais de R$ 1,3 bilhão foram destinados ao SUS para procedimentos de doação e transplantes, com investimentos de R$ 718 milhões até junho de 2024.

Para se cadastrar no Redome, interessados entre 18 e 35 anos podem comparecer a hemocentros públicos em todo o Brasil. O Redome lançou um aplicativo que facilita o pré-cadastro, fornece informações e permite o acompanhamento das etapas do registro, além de possibilitar a atualização de dados cadastrais dos doadores.

A doação de medula óssea é uma ação simples, mas que pode salvar vidas e fazer a diferença na vida de muitos pacientes. Cada doador registrado pode ser a chave para a cura e a esperança de uma nova vida.(Tribuna do Planalto)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo