Política

Líder do governo vai procurar Lira e líderes para tratar de ‘grau de violência’ na Câmara

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), diz que procurará o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários para discutir o que considera um “grau de violência” elevado entre os parlamentares nos últimos dias.

Na quarta-feira (5), a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), 89, passou mal e foi levada a um hospital em Brasília após discussão sobre projeto de lei na comissão de Direitos Humanos da Casa. A proposta, da qual é relatora, institui a responsabilidade do Estado brasileiro em identificar publicamente lugares de repressão política utilizados por agentes da ditadura militar no país em comissão da Casa.

Parlamentares bolsonaristas discursaram na comissão contra o texto.

Mais cedo na quarta, houve embate físico entre parlamentares ao final de sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que livrou André Janones (Avante-MG) da suspeita de “rachadinha”. Janones e Nikolas Ferreira (PL-MG) ameaçaram se agredir fisicamente, houve empurra-empurra, e alguns parlamentares tiveram que ser contidos.

Diante do clima de acirramento de ânimos, parlamentares pressionaram para cancelar a sessão de plenário da Casa na noite de quarta, o que acabou ocorrendo.

Guimarães diz à Folha que os episódios na quarta “passaram de todos os limites”. “O parlamento não é um terreiro de briga de galo. Nós precisamos discutir o que eles fizeram com a Erundina, porque esse grau de violência aqui vai contaminar o ambiente no plenário e o presidente precisa tomar providências sobre isso”, diz.

Ele diz que a partir de segunda-feira (10) procurará Lira e “todos os líderes que tiverem senso democrático”, incluindo o líder do PL na Casa, Altineu Côrtes (RJ).

“Nós temos que ter juízo, isso aqui vai se transformar numa praça de guerra, qualquer decisão aqui vira guerra. Não pode um clima desses aqui dentro. Isso quebra qualquer convivência minimamente respeitosa “, afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo