NotíciasPolítica

Mais de mil cidades no País estão em situação de seca, aponta estudo

No Brasil, mais de mil cidades vivem sob seca severa ou extrema. Os efeitos das mudanças climáticas levam à falta de chuvas, o que faz com que, atualmente, mais da metade das cidades do País estejam em alerta. 

Os dados são do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal que monitora o tema e que divulgou, na última terça-feira 22, um boletim sobre o quadro de secas e inundações no país.

Segundo o Cemaden, 918 municípios do país viviam em seca severa no mês passado. Somado ao montante, outros 106 estava classificados como em situação de “seca extrema”. Em julho, o total de cidades classificadas é de 1.095.

Os números não apenas são altos, mas também crescentes. No mesmo período do ano passado, apenas 45 cidades do país estavam nessas condições.

A situação afeta praticamente todas as regiões do país, mas as consequências são mais intensas nos seguintes estados: Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Como consequência da seca generalizada, os registros de focos de queimada atingiram um pico no país, em 2024. Até o ano passado, por exemplo, eram cerca de 20 mil casos anuais. Neste ano – que ainda tem cinco meses restantes – já são mais de 33 mil.

Fonte: Carta Capital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo