Saúde

Por que eu não quero, e nem posso, beber uma cerveja sem álcool

Você não quer uma cerveja? Não, obrigada, eu não bebo. Ah, mas essa não tem álcool.

Já me ofereceram algumas vezes cerveja sem álcool. Para mim não serve, eu não quero sentir o gosto da bebida, mesmo que ela não tenha álcool em sua fórmula.

Para quem não é alcoólatra e quer dar um tempo, acho que funciona. Mas para mim nunca foi uma opção. Nunca bebi pelo gosto da cerveja, mas para ficar entorpecida. Nunca degustei a bebida, sempre virei o copo goela adentro para sentir o efeito.

Hoje prefiro tomar um suco, uma água, um refrigerante. A lembrança de estar com uma latinha/garrafinha na mão me remete a coisas horríveis e por isso prefiro evitar. E a semelhança de uma garrafa de cerveja com álcool com a outra sem é incrível. A gente até corre o risco de trocar uma pela outra, sem querer. Deus me livre!!!

Percebo que cada vez mais aparecem drinques sem álcool, parece ser uma tendência. Quando saio com amigos ou familiares, eles sempre apontam no cardápio as opções sem álcool, achando que essa pode ser uma escolha simpática, uma saída para meu alcoolismo. Fico feliz com a iniciativa, mas recuso veemente. Não consigo.

Fico na dúvida se as pessoas estão experimentando beber sem álcool para diminuir o consumo. Sinceramente, penso que não. Acho que é uma forma que algumas pessoas encontram de dar um tempo, ou de emagrecer, mas parar, definitivamente, não. É raro aqueles que abrem mão da bebida.

Para mim, usar qualquer coisa que aluda a meu passado é desastroso. Fico lembrando quando bebia e muitas vezes a boca chega a salivar, mesmo com tanto tempo sem bebida alcoólica. Claro, porque beber é bom, só que eu não posso. Nada, nem um gole.

Ninguém entra numa sala de alcoólicos anônimos porque comeu muito jiló. Beber é bom, mas eu não posso, não devo nem me arriscar a beber algo que tenha 0.0 de álcool na fórmula. Dizem que é uma espécie de alergia, que vai progredindo para a doença e pode levar à loucura ou à morte prematura.

Minha doença não é brincadeira e eu tenho que pensar em mim. Os encantos da bebida são grandes. Beber cerveja sem álcool fica com o gosto de voltar a beber álcool e isso eu não quero de jeito nenhum. O gosto da cerveja vai fatalmente me levar a querer uma cerveja normal, com álcool, e meu inferno vai começar tudo de novo.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Informação

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo