São Luís e Região

Procedimento de geração de mídias das urnas eletrônicas começa em Goiás

As mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, em Goiás, começaram a ser geradas nessa sexta-feira, 20. As mídias, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), são os dispositivos utilizados para carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos de urna e gravação de resultado.

A cerimônia teve início às 8h em Goiânia e deve seguir até 22h, podendo estender-se até o dia 24 de setembro em outros municípios do estado (consulte o calendário completo).

A abertura do evento foi realizada pela desembargadora eleitoral Ana Cláudia Veloso Magalhães, o secretário de Tecnologia da Informação, Frank Wendell Ribeiro, a secretária da Diretoria-Geral, Loiri Schwingel, e os servidores Dory Gonzaga Rodrigues e Cleyton Luiz de Melo Eufrásio.

Os representantes dos partidos polı́ticos, federações, coligações, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Goiás, foram convocados pelo TRE-GO, por meio de edital, para acompanhar os trabalhos, que são abertos ao público.

O procedimento consiste na geração de cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urnas e mídias de gravação de resultado. A operação visa copiar para as mídias de votação que serão utilizados na preparação das urnas para o primeiro turno em todo o estado os dados referentes ao pleito em disputa e os respectivos candidatos.

Próximo passo

Depois da geração de mídias, começará o lacre das urnas eletrônicas. O processo de carga e lacre das urnas utilizadas no primeiro turno terá início no dia 27 de setembro. O procedimento consistirá na inserção dos dados da mídia de votação em cada urna para a preparação do primeiro turno e também na realização de testes em todos os componentes do equipamento.

Em caso de necessidade de gerar novamente as mı́dias, os procedimentos serão realizados nas zonas eleitorais, durante a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas.

Fonte: Jornal Opção

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo