Saúde

Profissional encontra carrapato em extensão de cílios de cliente no ES

A designer de sobrancelhas e cílios Maria Vitoria, do Espírito Santo, encontrou um carrapato na extensão de cílios de uma cliente e postou o caso no Instagram.

A profissional fez um alerta às mulheres que usam os fios sintéticos. “Após encontrarmos um carrapato nos cílios de uma cliente, reforçamos a importância de manter uma rotina de limpeza adequada, especialmente para quem usa extensões”, escreveu a designer.

A profissional disse que tirou o inseto e jogou no lixo.

De acordo com o oftalmologista Gustavo Bonfadini, doutor em oftalmologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não é comum a presença de carrapatos nos cílios.

“Mas pode acontecer especificamente em casos de extensão de cílios. Um dos parasitas mais frequentes nos cílios humanos é o ácaro Demodex, um micro-organismo que não é visível a olho nu, e que vive naturalmente na pele e nos folículos pilosos, inclusive nas pálpebras e nos cílios”, disse.

Ainda de acordo com o oftalmologista, esses ácaros são microscópicos e inofensivos, mas em alguns casos “podem causar blefarite, olho seco, inflamações e irritações nas pálpebras e nos olhos”, acrescentou.

“A presença de carrapatos nos cílios é extremamente rara e anormal. Isso normalmente indica uma falta severa de higiene ou exposição a ambientes muito contaminados”, disse.

O oftalmologista também afirmou que quem faz uso das extensões deve realizar a limpeza de forma regular com espumas de limpeza ou shampoos para cílios além de evitar o compartilhamento de maquiagens.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

Informação

Folha de São Paulo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo