Tecnologia

Pular anúncios no YouTube pode ficar mais confuso (no mínimo)

O YouTube aparentemente testa novas formas de apresentar a opção de pular anúncios para os usuários. E os layouts testados pelo Google parecem, no mínimo, mais confusos. Além disso, parecem explorar uma tendência preocupante: a de sumir temporariamente com o botão de pular.

Atualmente, o YouTube deixa visualmente bem claro o que você pode ou não fazer quando os anúncios começam. Em alguns, você precisa esperar cinco segundos para pular. Em outros, 15 segundos. E assim por diante. Ah, ainda tem aqueles em sequência. Em todos os casos: você bate o olho e entende as regras.

Essa experiência pode ser irritante – afinal, esse é o propósito. Mas pelo menos fica claro para você o que vai acontecer, o que você pode fazer. Já nos layouts testados, o design parece bem menos claro e objetivo.

Os relatos sobre testes do YouTube relacionados a pular anúncios começaram a aparecer na semana passada. Um usuário postou no Reddit que tinha notado um retângulo cinza cobrindo o botão de pular até ele poder ser acionado. Isso na versão da plataforma para computadores (que você acessa pelo Chrome, Firefox, Opera).

  • Importante ressaltar: a plataforma não mostrou quanto tempo levaria para o botão ficar clicável. Cinco segundos? 15 segundos? 30 segundos? Não dava para saber.
Captura de tela de anúncio no YouTube com botão de pular ocultado
Repare que o anúncio não traz o botão de pular (Imagem: Reprodução/Android Police)

Agora, o Android Police constatou que esses testes se estendem ao aplicativo do YouTube para celulares. Mas o que eles viram foram outro layout (veja acima). Ao invés da contagem para pular aparecer no botão, a plataforma a misturou com a barrinha do vídeo em si (repare). O mesmo pode ter acontecido neste caso também relatado no Reddit.

Leia mais:

Mão segurando um celular com o logo do Google; na outra mão, notas de dólares
YouTube testa outras maneiras de mostrar anúncios em vídeos (Imagem: Mehaniq/Shutterstock)

Explicando:

  • A princípio, é assim: a barrinha representa a duração do anúncio todo e o botão de pular te mostra quantos segundos você vai precisar esperar para poder acioná-lo;
  • No novo layout, ficou assim: a barrinha representa quanto tempo (sem mostrar quanto exatamente, diga-se) você vai precisar esperar para acionar o botão de pular – que só aparece quando for clicável.

Na prática, o usuário continuaria podendo pular anúncios, se quiser. Mas o processo para isso ficaria, no mínimo, mais confuso. E menos transparente. Com um quê de Laranja Mecânica, talvez.

Olhar Digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo